sexta-feira, 8 de abril de 2011

Projeto: Brincando se Aprende Muito Mais

JUSTIFICATIVA

Acreditamos que o brinquedo e a brincadeira, são ingredientes vitais para uma infância sadia e para um aprendizado significativo, já que o brincar estimula o desenvolvimento intelectual da criança, como também ensina os hábitos necessários ao seu crescimento interior e exterior.
O  “lúdico” e a “brinquedo teca” tem relação do brincar com a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. A partir disso, mostraremos a importância do “lúdico” e como ele, os jogos, os brinquedos e as brincadeiras são importantes. “Brincar”  não é apenas um mero passatempo, mas sim objeto de grande valia na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças.
Assim sendo, pesquisar para conhecer a história dos brinquedos, ler para poder confeccioná-los e, principalmente, escrever para ensinar a outras pessoas a confeccionarem, resultará em um processo totalmente significativo, uma vez que, o conhecimento recém-adquiridos, faz parte da vida do aluno e ele terá oportunidade de colocar tal conhecimento em prática através da produção textual. Por isso, vamos fazer  estudos de brincadeiras e construir brinquedos populares como incentivo à aprendizagem, possibilitando experiências na língua escrita e falada, constituindo a ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado.
Independentemente de época, cultura e classe social, os jogos e brinquedos fazem parte da vida da criança, pois elas vivem em um mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos onde a realidade e o faz-de-conta se confundem.
É preciso que a criança tenha sua infância respeitada e a escola tem um papel importante nesta tarefa. Pensando numa aprendizagem significativa é que decidimos trabalhar com o projeto “Brincando se aprende muito mais”. Segundo Vygotsky, a brincadeira é o ponto de partida para todas as outras áreas do conhecimento, pois é o que a criança sabe fazer melhor, principalmente se fizer com prazer.
A utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico faz despertar o gosto pela vida e leva as crianças a enfrentarem os desafios que surgem no decorrer da atividade.
A partir disso, mostraremos a importância do “lúdico” e como ele, os jogos, os brinquedos e as brincadeiras são fundamentais para que a criança desenvolva sua linguagem escrita e oral de forma prazerosa, resolvendo problemas, ajudando a remover barreiras, superando conflitos e suas limitações.
Segundo PIAGET (1967) citado por , “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”.
As crianças ficam mais motivadas para usar a inteligência, pois querem jogar bem, esforçam-se para superar obstáculos tanto cognitivos como emocionais.
A brincadeira é necessária e traz enormes contribuições para o desenvolvimento da habilidade de aprender e pensar.
Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporcionam o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração e da atenção.

Público Alvo
Alunos de 1º, 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola de Ensino Fundamental Professor Olímpio Moretto.

De sua própria autoria.

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